O que é vinho?

01 de janeiro de 2022

O vinho, do grego clássico oínos, através do latim, vīnum, que tanto podem significar vinho como videira é a bebida alcoólica, elaborada a partir da fermentação alcoólica do sumo de uvas. Na União Europeia, o vinho é legalmente definido como o produto obtido exclusivamente por fermentação parcial ou total de uvas frescas, inteiras ou esmagadas, ou de mostos. No Brasil, é considerado vinho a bebida obtida pela fermentação alcoólica de mosto de uvas recém colhidas, sãs e maduras, sendo proibida a aplicação do termo a produtos obtidos a partir de outras matérias-primas
O processo natural de fermentação se dá através das leveduras, ou seja, micro-organismos que se alimentam do açúcar presente no suco da uva, transformando-o em álcool e dióxido de carbono.
A colheita das uvas geralmente acontece uma vez ao ano, quando atingem seu processo de maturação e isso pode ser visto como um conjunto de diversas e importantes etapas.
Duas etapas fundamentais para determinar o momento colheita, consideradas determinantes em uma safra: maturação tecnológica (acompanhamento de açúcares e acidez) e maturação fenólica (determinação dos principais polifenóis – antocianinas e taninos).
O momento ideal da colheita também depende de aspectos geográficos de localização, além várias outras variantes:  condições climáticas, variedades de uvas e o estilo de vinho que se deseja obter.
O ideal é que a vinificação seja realizada o mais rápido possível, após a colheita das uvas, de modo a aproveitar todo o frescor da fruta e evitar uma fermentação indesejada.
Sendo assim o vinho, é um fermentado de uvas, mas que sofre a interferência de uma gama de fatores: tipos de uvas, solos, climas, processos, que são determinantes desde o visual quanto ao aroma e sabor.
Ao longo da história que já remonta milhares de anos, a elaboração dos vinhos foi sofrendo mudanças e aprimoramentos e hoje são inúmeros tipos produção e de vinhos, elaborados em todo o mundo através de diferentes métodos, com os mais variados preços e que agradam os mais diversos paladares.