Primeira pipa de vinho produzida
Primeira pipa de vinho produzida
O vinho chega ao Brasil, também em 1500, com os portugueses.
Primeira pipa de vinho produzida
Na região de Nova Brescia. As primeira videiras trazem os frutos.
Vindo da Itália Virgílio Zambiazi trouxe na migração para o Brasil as uvas da Itália.
A chegada de Dom João VI, e todos que o acompanhavam, inclusive seu exército, fez aumentar em muito a demanda de vinho e força os portugueses a liberar a vinificação no país, proporcionando uma significativa mudança.
O Brasil colônia produz vinhos tão bons que até exporta para Inglaterra e prejudica os portugueses. Em função disso, a rainha Dona Maria I proíbe a manufatura nas colônias, que podem cultivar uvas, mas não vinificá-las.
A exportação de vinho brasileiro para a Inglaterra, faz concorrência a Portugal, causando prejuízo. A Coroa então determina que o Brasil terá que consumir uma cota de vinho do Porto lusitano.
Maurício de Nassau, o segundo viticultor do Brasil, dentre outros cultivos, planta videiras em Itamaracá, Pernambuco. Porém acontecimentos, como enchentes, pragas, retorno de Nassau à Europa, dentre outras, finalizam precocemente a prosperidade.
Brás Cubas, funda a cidade de Santos, e começa aa cultivar a vinha em terra brasileiras.
As primeiras videiras do Brasil foram trazidas pela expedição de Martim Afonso de Souza, em 1532.
Em terras brasileiras, os portugueses servem seu vinho aos índios. A longa viagem alterou a bebida e não agradou aos nativos, que retribuem com o Cauim, bebida fermentada de mandioca uma das primeiras aguardentes feita por brasileiros.