Um descendente de família italiana, caçula de 10 irmãos, desde criança, junto com os irmãos, ajudava o pai a produzir vinhos de uvas vitis labrusca (uvas de mesa). Por ser o caçula seu período como “ajudante” foi o maior de todos os irmãos.
Com o passar do tempo a vida o levou por outros caminhos e por um longo período (1989 a 2009), 20 anos, morou longe e até 2014 permaneceu distante da produção, apenas apreciando e degustando vinhos, descobrindo e desvendando outros aromas e sabores.
Em 2013, já residindo em Lajeado, visitando a “parentada” com um amigo, deparou com antigas pipas e desengaçador de madeira que eram utilizados na elaboração dos vinhos, e daí em um bate-papo regado a um bom exemplar, surge a ideia de fabricar.
Fica definido que na próxima safra (2014), seria iniciada a produção. E assim foi feito. Em fevereiro de 2014, unidos a um outro amigo, que cedeu um espaço, e com equipamentos emprestados por outros amigos, inicia-se a produção dos primeiros 1.000 kg de uva Merlot. Vale ressaltar que a intenção, em nenhum momento foi a de venda, e sim o prazer de produzir e degustar com amigos.
A partir daí, começa o processo de culturalização no mundo dos vinhos. Usando o tempo livre em pesquisas, cursos diversos na área, e até o lazer passou em parte a ser dedicado em busca desse conhecimento, conhecendo vinícolas e vinicultores.
Com o passar do tempo, vai se desvendando e aprimorando o conhecimento e investindo em tecnologia, com novos equipamentos. E assim começa o “passeio” por novas uvas e novos processos produtivos, além de, já que não produz uvas, pesquisar e conhecer bons fornecedores de uvas vitis viníferas (uvas finas).
Perfeccionismo é a palavra de ordem, nada pode ser feito sem paixão e sem comprometimento com os detalhes.
Assim, além de obter um vinho de qualidade, também há investimento nos complementos, para que se obtenha um resultado final com completeza.
Dessa forma, a área de marketing e comunicação também é lembrada. E mais um amigo se incorpora. E, assim, como todo bom vinho precisa de bons rótulos e comunicação visual, surge a Cantina Vinallegro e a Famiglia Vinallegro, cheia de paixão e musicalidade, com rolhas, rótulos, redes sociais, etc.
Hoje é feita a vinificação de vários tipos de uvas, produzindo em torno de 5.000 garrafas entre vinhos brancos, rosés e tintos, além de espumante e vermute tinto, com apreciável qualidade.
E, apesar do volume, do investimento financeiro e de tempo, o objetivo ainda é o prazer de fazer uma boa bebida e satisfazer o paladar dos amigos, em longas conversas e belas degustações.
Dessa forma, a lembrança de anos atrás, uma visita, uma ideia solta no ar, reuniu amigos de diferentes áreas, e o vinho fortaleceu e continua a fortalecer uma amizade que teve um “vinhateiro italiano” como elo de conhecimento entre os outros.