Terroir

30 de maio de 2022

A variedade da uva e a forma de produção, são dois fatores que contribuem para o resultado final de um vinho, mas além disso o clima e o solo da região produtora também são determinantes e influenciam na composição das uvas e por consequência do vinho. E esse “influenciador” atende pelo nome de terroir.
Produtores em todo o mundo sempre estudaram e ainda estudam de perto os fatores ambientais e climáticos, para conseguir determinar quais variedades de uvas seriam mais adequadas e adaptáveis para cada região ao tempo em que também foram sendo aprimoradas as técnicas de vinificação.
A união desse ambiente “influenciador” e a forma de vinificação aplicada, trás um bebida específica e única de uma região, completando assim o conceito de terroir.
Assim sendo, o vinho de determinada região, pode e deve expressar e incorporar a unicidade das características próprias daquela região.
A mesma variedade de uva pode se apresentar com características sutis ou bem diversas a depender da região em que foi produzida. De tal forma que ao degustar os vinhos, de diferentes terroir, pode parecer que são feitos de variedades de uvas distintas. Esta diferença no gosto dá a exata importância do terroir e a influência que ele exerce no sabor final dos vinhos.