Como armazenar o vinho

02 de maio de 2022

Quanto mais o nosso interesse pelos vinhos aumenta, quanto mais aprendemos sobre ele,  quanto maior é nossa paixão, nos sentimos mais seguros em aumentar a quantidade de garrafas que adquirimos.
E nessa hora é que começamos a pensar em como e onde armazená-los para garantir que não haverá risco de perder a qualidade.
Para isso vamos nos atentar para alguns princípios básicos.
Temperatura: temperaturas altas e instáveis podem afetar seu vinho, envelhecendo-o prematuramente.

Iluminação: quando em excesso, a luz também pode provocar alterações no aroma natural da bebida. Para evitar a ação da luz, a grande maioria das garrafas de vinho são escuras, mas, ainda assim, raios ultravioletas podem penetrar e alterar as bebidas.

Posição da garrafa: Vinhos fechados com rolhas de cortiça natural, devem ser armazenados na posição horizontal para que a rolha esteja em contato permanente com o líquido para não ressecar, evitando assim que o ar em quantidade possa penetrar na garrafa e oxide o vinho. Garrafas vedadas com rolhas sintéticas ou tampas de rosca, podem ser armazenados em pé.
Já para espumante, ou frisante não é indicado deixá-lo deitado numa adega embora isso seja comum e até se veja muita gente colocando isso como correto. Em sendo por um tempo curto não causa problema, mas se esse período for longo pode sim causar alguns.
Ao deixar um espumante deitado na adega o vinho fica em contato com a rolha deixando-a úmida e inchando a rolha. Isso faz o gás CO₂ que está dissolvido no vinho que se aproxime pela porosidade natural da rolha e vaze diminuindo a quantidade de espuma. Também provocará dificuldade em abrir o espumante. Ao inchar muito a rolha vai ficar bem mais difícil abrir a garrafa. Isso é muito ruim no momento da abertura da garrafa. Além da dificuldade, pode se tornar perigoso pois a pressão interna da garrafa pode aumentar muito.

Vibração: trepidações podem provocar reações químicas no vinho e acelerar seu envelhecimento, por isso deixe o vinho em local tranquilo e evite manuseá-lo continuamente. Deixe o seu vinho repousar.
Isso vale também para vinho recém comprados e/ou recém entregues, que devem descansar por um tempo até que seja aberto.

Ventilação: Armazenar os vinhos em um local arejado com boa ventilação e que o ar circule livrem
ente entre as garrafas evita o surgimento de fungos que podem afetar a rolha e estragar o vinho.