O vermute é uma bebida aromatizada à base de vinho, enriquecida com ervas, raízes, flores e sementes, o que lhe confere um sabor sofisticado e complexo. Originário da Itália - apesar de muita polêmica sobre sua real origem, foi inicialmente comercializado ainda no ano de 1786 -, país que junto com a França se destaca na produção dos vermutes mais renomados do mundo, ele é um verdadeiro clássico da coquetelaria.
Consumido puro, com gelo ou como ingrediente essencial em drinks icônicos, o vermute tem reconquistado espaço no Brasil, acompanhando o crescente interesse por coquetéis. Apesar de ainda ser desconhecido por muitos, sua versatilidade e história rica o tornam indispensável na preparação de diversas bebidas.
Com o vinho como dominante em sua composição, o vermute é temperado com aspeciarias, resultando em um sabor único e memorável. Desenvolvido na Europa medieval para fins medicinais, seu caráter marcante logo o transformou em um aperitivo popular em todo o mundo.
Hoje, o vermute ressurge como uma escolha sofisticada para quem aprecia drinks com história, elegância e sabor inconfundível.
O uso do vermute é uma prática muito comum na coquetelaria, por conta de sua capacidade de reduzir o teor alcoólico dos drinks e deixá-los mais saborosos. Para cada tipo de drink, portanto, existe um vermute ideal. Por isso, é preciso conhecer as características de cada ingrediente das bebidas para poder fazer o mix correto.
O vermute é uma tendência que veio para ficar – e que vai aparecer em cada vez mais drinks e copos com gelo e limão.
Que tal uma receita para aumentar o encantamento?
Negroni Sbagliato
Ingredientes
60 ml de vermute Maestoso
60 ml de Campari
120 ml de espumante brut Orchestra
Laranja para decorar
Gelo
Modo de preparo
Em uma coqueteleira, adicione todos os ingredientes, exceto a laranja e mexa.
Sirva em um copo old fashioned com rodelas de laranja. Sempre beba com moderação.