Vinhos de Autor

25 de junho de 2022



A produção de vinhos não é uma exceção às regras de mercado, comerciais e empresariais.
Precisam conquistar o consumidor, vender, gerar lucros.
Porém, como existe em outros segmentos, na vinificação também existe o “alquimista”, o “sonhador”, aquele que produz o seu vinho fora das leis do equilíbrio, que proporcionam a produção dos vinhos com uma formatação similar em todas as safras e que buscam a agradar a maioria do público.
São os autores, que assinam os vinhos com mais compromisso com os aromas, sabores, coloração, acidez, teor alcoólico, taninos, dentre outros, produzindo arte, com produção limitada, muita dedicação desde o acompanhamento das uvas, da vinificação, da maturação, pondo conhecimento, acompanhamento, trabalho intenso e inspiração como elementos básicos do vinho.
Buscando como resultado aquela obra de arte que sem dúvidas, é autoral. Proporcionando exemplares bem diferenciados dos que o mercado está acostumado a encontrar na maioria das prateleiras dos mercados.
Seu alcance é, obviamente, para um público mais restrito, mais exigente e/ou que buscam apreciar vinhos com características peculiares de aromas e sabores. Claro, por vezes com preços também diferenciados dos produzidos em grandes escalas.
Vinhos assim, autorais, podem ser considerados como vinhos que não são para o dia-a-dia, e sim para ocasiões especiais, onde normalmente são apreciados vinhos também considerados especiais.
Na mesma linha de estilo próprio e pequena produção dos Vinhos de Autor, estão os vinhos de garagem. Denominação surgida no início da década de 90, quando Jean-Luc Thunevin, um ex DJ, resolveu produzir vinho em Saint Emilion. Ele adquiriu uma pequena propriedade e produziu seus primeiros vinhos em uma antiga garagem. Na linha do “exclusivo” estão os chamados Vinhos de Boutique e ainda, na linha do “luxo” existem os caríssimos e famosos Vinhos Cult.